sábado, 23 de julho de 2011

Ajè Saluga



Contam os nagôs yorubá’s que,após a formação do planeta Terra e do surgimento do ser humano, Olódùmarè selou um pacto com ‘ Onilè’! A Mãe Terra- O ventre da humanidade). Esse acordo consistia em devolver-lhe a porção de lama dela retirada para modelar o homem. Para tal feito escolheu o Ìrúnmólè Ìkú, uma vez que o mesmo foi o único que consegui cumprir suas determinações no tocante ao recolhimento da proto-matéria.
A incumbência atribuída a Ìkú o transformou num Ìrúnmólè( designação dada aos Òrìsà’s-entidades divinas que participaram da formação do cosmo), temido e respeitado. Todos os viventes racionais constantemente a ele recorriam, exaltando-o,conferindo honrarias,imolando-lhe animais constantemente,na expectativa de poderem permanecer vivos por muitos e muitos anos, uma vez que a imortalidade havia se encerrado face o fechamento do portal que separava o Àiyé(Terra) do Òrun(Cosmo).
A fama e o prestigio adquiridos por Ìrúnmólè Ìkú geraram no Ìrúnmólè Ajé Salugá a ambição e a inveja. Imbuído nesses sentimentos, elaborou um ardiloso plano para destituir Ìkú do seu cargo e do pretígio dele se apossar. Obstinado em cumprir o plano elaborado, Ajé Salugá, fazendo uso do poder místico que possuía, oculrou-se num casco vazio de um imenso molusco, que havia morrido na estrada próxima ao local no qual eram feitas as oferendas a Ìkú. De lá ficou ouvindo tudo o que se dizia a respeito do mesmo. Em determinado momento, Ajé Salugá, ao perceber um som que emanava de um instrumento de sopro, ouviu os seguidores de Ìkú pronuciarem: ‘O instrumento da morte está sendo tocado,logo,logo haverá um humano com a cabeça estirada em direção ao Reino dos Mortos’. Após ouvir o comentário daquelas pessoas, Ajé Salugá disse para si mesmo: ‘Isto era tudo que eu precisava saber para fazer Ìkú descer do seu pedestal’.
Imediatamente, Ajé Salugá dirigiu-se para o Reino dos Mortos. Lá chegando, aguardou Ìkú retirar-se para cumprir seu papel e, tão logo o viu se afastar, sorrateiramente teceu de uma forma mística uma rede invisível frente a entrada da moradia de Ìkú. Em seguida, apossando-se do instrumento que anunciava a morte de um ser, soprou-o veemente.
Não demorou muito tempo para que Ìkú ouvisse o som. Semelhante a um lampejo, o Senhor dos mortos seguiu para sua moradia. Apesar de possuir dons sobrenaturais, a rapidez com que se dirigiu para casa impediu-o de detectar a rede que Ajé Salugá havia estendido à entrada de sua casa. Assim sendo, caiu na armadilha e, facilmente,foi capturado.
Ao ver seu rival aprisionado na rede que havia se tornado visível após o aprisionamento, Ajé Salugá, debochado e irônico, disse ao seu prisioneiro: ‘ Vou levá-lo aprisionado até a presença de Olódùmarè ( Deus). Todos testemunharão o meu poder?’ Assim sendo, Ajé Salugá dirigiu-se ao Àwosùn Dára’- A Morada dos Justos.
Lá chegando, após se apresentar diante do Criador, relatou-lhe o ardiloso plano que colocou em prática, em seguida, continuando o diálogo disse-lhe: ‘Pai, prometi a mim mesmo que traria Ìkú aprisionado ante a tua presença. E agora, será que ainda restam dúvidas quanto a minha astúcia e meu poder?’
Tomado de pavor e descontentamento mediante o atrevimento de Ajé Salugá, e da displicência de Ìkú, Olódùmarè pronuciou-se: ‘ Retire-se da minha presença, Ajé Salugá. Leve tudo que imagina que seu poder pode conseguir. A partir de hoje, será representado por uma concha marinha e terá o nome de Ajé-Owó( dinheiro). Terá o poder de conquistar tudo o que for de bem material na face da Terra. Por sua causa, nações se ergurão umas contra as outras, pais e filhos se desconhecerão. Será o vil metal causador das discórdias, dos latoínios, das guerras, e, andando lado a lado, ensejará o surgimento das desgraças, isto porque, onde houver a ganância, haverá a ambição desmedida pelo poder: E, com certeza, lá estará a morte, à espera de todos que nutrirem adoração por você’”.
O mito acima narrado em versos de ifá,a causa da morte proveniente da ambição, todavia o Ìrúnmólè Ìkú é visto pelo yorubá’s como lógica quando retrata o final ordeiro e tranqüilo de tudo que existe na Terra. Sobre isso, costumam dizer:
“ Ìkú ko kàn tètekó, òkánjuà beeni”.
“ A morte não atinge previamente; a ambição, sim!”.

Um comentário:

  1. Alguém sabe onde eu posso consegui a melodia destas aduras :
    Adura Ajé Xaluga
    Ajé de o
    Anan ye
    E wo ilé ire
    E so l'ojo o
    Ajé jájá de
    More anan ye
    E wo ilé ire
    E so l'ojo o
    Ajé olówó
    Ajé olólà

    Adura Ajè Saluga
    AJE SE MI PELEPELE
    AJE SE MI RE
    ATO POLOWO IRE
    AJE O
    JE NRI E MU NA
    JE NRI E MU LO
    ELA IWORO
    AJE JE NRI E NA DOJO AIE MI
    KI NBA AJE JI
    KI NBA AJE SUN
    AJE SALUGA
    PESE AJE FUN MI
    Agradeço se puderem me informar abçs

    ResponderExcluir