domingo, 26 de setembro de 2010

Osahyín - Éwè Orísà




OSOHYIN
O poder sagrado da folha!


Desde os tempos mais antigos, ouvimos dizeres sortilégios bem feitos com nossas Ervas Sagradas, temos referências de muitas em nossas vidas atribuídas em tudo que passamos a Ingerir, digerir, sentir, tais sensações despertam diversas sensações, como Bem-estar, vibrações que passam por nossos músculos a cada sentido em encontro com nosso corpo físico, sim a Energia da Natureza, a Energia do Orisa, a energia do Mundo.

Existem diversas folhas, cada uma, com diversas finalidades e combinações, nomes e considerações dos seus diferentes nomes, fato que muito impressiona a quem não conhece muito bem a forma correta de manipulação dentro do Asé. Ifá diz que temos que ter muita consciência de como usar cada folha para que não sejamos pegos de surpresa por energias que são invocadas quando a maceramos, quando colocamos o sumo da Erva em contato com nosso corpo ou bebemos, quando a colhemos.

O uso das Folhas tem um assunto muito diversificado, muito delicado porque cada folha traz sua característica e aspecto próprio, porém liturgicamente uma folha possui vários nomes em Yoruba, e cada um desses nomes é utilizado para uma finalidade especifica a fim de trazer energia boa, eliminar energias ruins e maléficas em muitos casos, trazer resposta de algo se é necessário para o individuo que a usa, como também para atrair dinheiro, boa sorte, sucesso, apaziguamento, equilíbrio, doçura, bendição, saúde, proteção contra feitiço, ódio, praga, injustiças, inveja, azar, prejuízos, morte, agressão físicas e ataques sobrenaturais.

No culto de Orísà temos uma influência de algo muito importante para impor o poder dos nossos ancestrais, nossa cabeça (Ori), magias (Oogun), Ofo (encantamento pela palavra), e isto é possível através das folhas, sendo um requisito de grande valor terapêutico e mágico. O sumo das folhas (seiva) é avaliado como Sangue que dá origem uma iniciação, uma oferenda, uma transformação que permite o vir e o ir, possibilitando uma comunicação com os poderes deste mundo.

Sendo assim temos folhas que pertencem ao elemento, Fogo, Ar, Água e Terra, sendo que é Osonyin a própria força junto com as divindades da qual delega poderes a todas as folhas deste planeta .

No conceito Yorúbà as folhas são um recurso necessário para completar um ato sagrado , como um egbó , uma oferenda (oro) iniciação , e completa a mudança de destinos e vidas .


SASÒNYIN
Ritual tradicional de SÁSANIYN


O ritual tradicional chamado SÀSANYÍN (Perpetrar as folhas de Òsonyin). O qual de modo geral nos mostra a imensidão do mundo espiritual da folhas sagradas, utilizadas para diversos fins em nossa liturgia. O ritual de SASÒNYÍN deve ter o inicio antes que o Sol saia em sua plenitude, mas um dia antes o Onishegun ou Babalosoyin deve ir buscar as EWE em algum lugar fora do espaço urbano, em uma mata onde se encontra a força deste grande Orisa geralmente assentado dentro do Bosque em um local marcado. Ao chegar no local, o Onishegum deverá estar trajado de Branco, antes de colhe-las deve em primeiro lugar agradar Aroni (um outro aspecto de Eshù) e só após esse agrado é que o Onishegum poderá apanhar as folhas necessária para o Ritual. Agora no caso de uma uma mulher de Osonyin estiver passando por iniciação, o sacerdote vestido de Branco deve levar um Pombo preto e outro branco, então o Pombo preto é sacrificado em oferecimento à Aroni dentro do Bosque para apaziguar os espiritos do Bosque, em seguida o Pombo branco deve ser solto em forma de troca e ainda pedir permissão para que encontre as melhores folhas e que as suas vistas enxerguem as folhas que por ventura irá usar para a composição do Agbotutu e outros tipos de ritos. 
O Onisegun jamais deve colher folhas com uma faca ou qualquer objeto cortante, como diz um cantico; Osanyin não gosta de faca e fogo em suas folhas, então o Sacerdote deve colher as folhas usando somente as suas mãos,respeitando o tabu no Culto de Osonyin sobre a utilização de qualquer objeto cortante. Alem disso, existem folhas que só podem ser colhidas pela manhã, outras pela tarde ou pela noite. Todas as folhas colhidas ultilizadas com outros elementos ou não, seja na a preparação de Abotutu, Oogun, Ebo, e etc...as folhas só funcionam quando devidamente encatadas com seus especificos Ofò, Oriki ou Odura para que se tenha o alcance da força espiritual no que se busca.Do contrario, é pura perda de tempo e desperdicio pegar qualquer folha para banho sem passa-la antes por um processo de encantamento especifico. 
Portanto, todo Babalawo ou sacerdote de Osanyin deve se aprofundar muito para saber quais e quantas folhas são necessárias para resolver um problema, sendo assim a folha é ligada ritualmente a pessoa ou Orisa através do seu encantamento específico. È primeiramente com a seiva das folhas que conseguimos invocar diretamente o Orisa de um Yawo, no qual o Orisa irá incorpora. Quando na iniciação de um iyawo no orixá o mesmo irá até a mata para carregar a sua cama em que irá buscar o seu renascimento ou uma mudança de vida.
No conceito yoruba todas as folhas são boas, mas ao colhermos uma determinada folha fora do seu período ela pode ser perniciosa para tal função, então como tudo as folhas também possuem seu lado positivo e negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário