sábado, 11 de setembro de 2010

Olóògùnedè



Divindade originária da cidade de Ìlèsà, filho de Òsun e de Òsóòsi.


Oloògùnede está tão perto de sua mãe que algumas pessoas estão fortemente equivocadas ao considerarem-no como hermafrodita, dizem que ele é meio homem e meio mulher, porém isto não é verdade. Ele é uma energia essencialmente masculina.

Ele é o Òrìsà da beleza, da felicidade e da boa sorte.

Seu pai o ensinou a ser audaz, ter paciência, ser astuto e a possuir leveza e destreza, o que o tornou um caçador habilidoso. O ensinou também a convivência pacifica em comunidade e o dom do plantio e da colheita.

Òsun ensinou a ele a ter elegância, altivez, beleza, vaidade, o poder da sedução, a arte da magia e a arte da pesca. Oloògùnede é um Òrìsà muito orgulhoso de seus atributos e de sua beleza. Tido como um Òrìsà meio moleque, meio matreiro, inventivo, alegre, ciumento, dengoso, manhoso e teimoso.

Òrìsà da riqueza, bem sucedido e admirado por todos.

Um de seus Itàn o chama de “O dono da corda”, pois foi ele quem salvou os Òrìsà quando eles estavam presos em um buraco, ele lançou a corda e os retirou de lá. Oloògùnede protege a todos que o procuram, traz boa sorte às pessoas e as ensinam a se ajudarem mutuamente para que a sobrevivência seja mais fácil.

Oloògùnede nasceu sobre o aspecto do Odù Òsá Méjì, sendo proprietário de um grande conhecimento sobre a magia, que utiliza para tornar a vida de seus filhos melhor.

Justamente trazendo aí o significado de seu nome “Senhor da magia na cidade de Ede”. Nos dias atuais ele pode ser comparado a um mestre Xamã.

Òrìsà com grande poder modificador, ele pode modificar uma sorte ruim em boa sorte. Oloògùnede sabe ser bondoso e generoso sem deixar de ser firme em sua posição de pai.

É dito como sendo um Òrìsà muito belo até na voz e que não gosta que as pessoas encostem a mão em seu peito, porém sua bravura atrai a mão das pessoas sobre ele.

Porém, é um Òrìsà que deve ser tratado com um certo cuidado, principalmente quando não se age com sinceridade e quando não se tem bom caráter, um outro de seus oríkì diz que ele luta usando um facão no palácio do rei e quem o vê sem fugir está brincando com a morte.

Seu dia é o Ojó Isegun.

Suas insígnias são: Ofà, abèbè, Ida, Bilala e o Ìrùesin.

Seu metal é o ouro.

Sua saudação é Loògùn o o o

Oloògùnede recebe oferendas de obi, mel, dendê, gin, milho, inhame, frutas, ovos, peixe, coelho, galinha d'angola, faisão, preá, pombo, galo, lakosè, feijão, coco, cana-de-açúcar, água fresca e omolókun.



“OLOÒGÙNEDE É O DESPERTAR DA CRIANÇA QUE TEM DENTRO DE NÓS”

Àse púpò ati ki Oloògùnede àá gbèé wa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário