segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ori - Nosso destino

Ori
Um dia, Òlorun convocou os Irúnmonle para transmitir o Àsè do destino a cada um deles.
Todos os Òrisà queriam o asè e foram procurar seus adivinhos para saber como fariam para obter esta força.
Então foi recomendado que, ao levantar antes do sol nascer, cada um deveria oferecer um Obì e com ele jogar.
O único que conseguiu acordar antes do sol nascer foi Orí, e fez o que havia sido prescrito.
Os outros Òrisà só conseguiram acordar depois que o sol havia nascido, e , Orí já se encontrava diante de Òlorun aprendendo a manipular o destino.
Os outros Òrisà ficaram inconformados e foram procurar Eledunmare e este concordou em transmitir o mesmo Àsè a eles também; Então chamou Orí e juntos transmitiram Àsè aos Òrisà.
A Sàngó ficou o domínio dos raios e ventos, a Oyà, as tempestades, raios e ventanias, a Osun a fertilidade, as águas, a riqueza, a Ògún o domínio das guerras, da caça, dos metais e dos caminhos, etc...
Ficou assim ,Orí , o único detentor de todos os poderes inclusive o de manipular o destino, tornando-se o Òrisà mais importante em relação aos outros Òrisà.
Orí transmitiu seu Àsè à cabeça de cada Imonlè, que a partir de então passaram a ser cultuados como Òrisà e assim como até hoje .”
A partir deste itan entendemos que cada ser criado por Eledunmare possui o seu Orí, seu destino, algo que é individual, é como a impressão digital de cada ser.
É Orí que detém o poder desde antes do ser tomar forma, é ele o primeiro a vir ao mundo quando do momento do nascimento e que o acompanha até mesmo após a morte
Se meu Orí não permitir que eu seja ajudado(a), eu não serei.
Se meu Orí não permitir que meu Òrisà receba oferenda, ele não receberá.
Se meu Orí não permitir que eu trilhe determinado,eu não o farei.
Assim sendo, Orí é importantíssimo, o primeiro a ser cultuado, todos os dias pela manhã eu seguro minha cabeça e recomendo a meu Orí que me permita realizar meus intentos.
Ori é o Òrìsà pessoal, em toda a sua força e grandeza, primeiro Òrìsà a ser louvado, antes mesmo de Esù, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser). É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde o nascimento no cumprimento do seu Destino. Ori em Yoruba tem muitos significados – mas o sentido literal é a cabeça símbolo da cabeça interior (Ori Inu), enquanto Orì Odeé a cabeça exterior, o cranio. Espiritualmente, a cabeça é o ponto mais alto, ou superior, do corpo humano representa o Ori, o pináculo, a ponta, o domínio, o elevado, o grandioso, a realeza, o líder, o supremo.

Como Òrìsà pessoal de cada ser humano, com certeza Orì é o mais interessado na realização e felicidade de cada homem do que qualquer outro Òrìsà. Analise isso! Só Orì conhece as necessidades de cada homem em sua caminhada pela vida, seja nos acertos e desacertos de cada um, só Orì fornece os recursos adequados e todos os indicadores, capacidades, que permitem a reorganização dos sistemas pessoais referentes a cada ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário