quarta-feira, 25 de agosto de 2010
O que cremos
O homem criou a Religião como uma maneira de louvar as forças criadoras do Universo, da natureza e de si próprio, os seres imortais nos quais ele acreditava profundamente e aos quais deu o nome de Orisà(em Iorùbá Ori: cabeça, sá: escolher) : cabeça escolhida, por ser melhor do que as cabeças normais humanas, sendo cabeça também força vital, aquilo de imortal que existe em cada ser humano.
Ao criar aReligião dos Orisà, chamada 'Egbe Omo Awo' (comunidade dos filhos do segredo, dos que cultuam o segredo), desenvolveu toda uma ritualística para acompanhá-la, porque a Religião é uma tradição criada pelo homem,uma invenção humana direcionada ao sagrado e ao divino. Partindo doprincípio, repudiado por alguns, de que Religião é tradição e tradiçãoé invenção, formas de praticar estes cultos também foram desenvolvida são longo do tempo, destes sete mil anos em que Orisa acompanha o homem sua trajetória pelo planeta Terra.
Foi um inventar paulatino,lento, criterioso, passado e repassado de pai para filho, de mestre para discípulo, uma vez que nossa tradição é oral, e a força da palavra é essencial aos nossos ensinamentos.
O fato de nossa Religião ser basicamente étnica, tribal, iniciática, alicerçada no transe de possessão, muito contribuiu para a beleza e a complexidade dos rituais criados a partir do Ifà, oráculo sagrado Iorùbá, conjunto de lendas,poesias e literatura oral que são a base de nossa sabedoria ancestral,nossas 'escrituras orais', transmitidas fielmente de geração a geração há sete séculos.
Quando se tem a oportunidade, como temos, de falar com nossos deuses (somos politeístas), o ensinamento flui mais facilmente, o sagrado e o humano interagem a favor de uma maior liberdade na elucidação dos ritos religiosos. Para cada Orisà hárituais próprios, que envolvem suas preferências por cores, alimentos,vestimentas, adornos, ferramentas, colares, animais.Nossa Religião é baseada no 'Ebo', oferenda que o homem dá ao Orisàpara demonstrar seu apreço e sua adoração. Este 'oferecer Ebò' cria também um campo mágico de energia onde pedidos podem ser feitos e obtidos, não apenas um 'toma lá ,dá cá' , uma troca grosseira e comercial, mas um presentear, um doar, baseado em amor, respeito e merecimento, que passa pela escolha de destino que cada ser humano farão nascer, que reflete a possibilidade que Orisà tem de nos aconselhar e nos guiar no melhor caminho de vida.
Bábà Olúdàré t'Obatala
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