(na foto acima, eu e minha filha Titilayò)
2. Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
3. Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do asé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
4. Iyalaxé (mulher): Mãe do axé, a que distribui o axé e cuida dos objetos ritual.
5. Iyakekerê (mulher): Mãe Pequena, segunda sacerdotisa do asé ou da comunidade. sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
6. Babakekerê (homem): Pai pequeno, segundo sacerdote do asé ou da comunidade. sempre pronto a ajudar e ensinar a todos iniciados.
7. Iyà Ojubonã: É a mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.
8. Iyamorô: ou Babamorô responsável pelo Ipadê de Esú. Cargo da casa de Omolu.
9. Iyaefun ou Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iyawô.
11. Iyabasê: (mulher): Responsável no preparo dos alimentos sagrados e chefe da cozinha onde é preparado as comidas-de-santo.
12. Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
14. Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
16. Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebó das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
18. Balogun – respónsavel pela casa de Ògún, manter a casa em ordem.
19. Olodé - respónsavel pela casa de Òdé, manter a casa em ordem.
20. Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
21. Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Asé.
22. Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá/Babálorixá.
24. iniciados e Ogan. Não pode errar. (não entram em transe).
25. Alagbê: Responsável pelos toques rituais, iniciados .Não pode errar, (não entram em transe). alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. (não entram em transe). Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Asé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens. No Candomblé Ketu, os atabaques são chamados de Ilú, e o chefe do corpo de Alabê se chama Onilu. Há também outros Ogan como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé, etc.
26. Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
27. Egbôn mi: são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
28. Ajoiê ou ekedji: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedji. No Terreiro do Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedji" é nome de origem Djedje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.
29. Iyawô: filho-de-santo (que já foi iniciado e entra em transe com o Orixá dono de sua cabeça), nem todo Iaô será um pai ou mãe de santo quando terminar a obrigação de sete anos. Ifá ou o jogo de búzios é que vai dizer se a pessoa tem cargo de abrir casa ou não. Caso não tenha que abrir casa o mesmo jogo poderá dizer se terá cargo na casa do pai ou mãe de santo além de ser um egbon mi.
30. Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
31. Sarepebê ou sarapebê é responsável pela comunicação do egbe (similar a relações públicas).
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