quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

 

Considerado o principal Òrìsà no culto de Òrúnmìlá, ambos são feito embaixo de uma palmeira e apresentam Ikin. A história conta que Èlá tem uma relação de muita afinidade com Ifá, por isto em yorubá é considerado a Àgbonnìrégún -filho de Ifá. Mas para alguns é considerado mensageiro de Òrúnmìlá e para outros é apenas seu amigo. Mas independente da história apresentada, Èlá é considerado o principal Òrìsà no culto à Òrúnmìlá, e se forem observados a característica e o culto dos dois descobre-se que ambos apresentam em suas oferendas Ìkín, e essas são feitas debaixo de uma palmeira. O ano yorubá começa com a festa a Èlá, depois Ifá, sendo que 16 dias depois da festa a Èlá homenageia-se Òrúnmìlá sempre lembrando Èlá, mostrando afinidade entre os dois Òrìsàs. A única diferença é que Èlá usa o dente de elefante. Os yorubás acreditam que Èlá veio ao mundo para consertá-lo, por isto é chamado Alátunse ilé-àiyé, e dentro da história aparecem como sócios. Se foi assim, então Òrúnmìlá traz dentro de si Èlá que é chamado de Osin (rei ou lider), Èlá também pode ser chamado de filho de Olódùnmarè e até hoje os yorubás espetam elé (uma folha), para dizer que ela nunca fica murcha comparada com outra folha. Afirma isto porque existe uma ligação entre esta folha e Èlá e sua energia é tão forte que algumas pessoas a plantam em cima da casa. Acreditam que desta forma vão protegê-la. Como ser humano Èlá é paciente, levando paz e transformando os problemas em coisas boas. Èlá é um Òrìsà que concerta Orì (cabeça). Sempre entra em guerra com Èsù, quando este quer usar sua força negativa, acalmando-o. Èlá tem grande força para levar a tranquilidade para uma cidade, além de muita energia positiva, ajudando o homem sem pedir nada em troca.

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