terça-feira, 28 de junho de 2011

Ser negro

 
Ser negro para mim:
Não é apenas ter a cor mas sim indentificar-me com a cultura negra
É sentir um arrepio quando escuto o som do tambor no ritmo de ijexa
Uma vontade sem tamanho de dançar ao som dos tambores
Ouvir uma palavra nagô e entender seu sentido mais amplo... axé
Comer um acarajé e dizer que é o manjar dos deuses africanos
É ser chamado para lutar capoeira quando ouço o birimbal no toque Angola regional
É ter o sonho de um dia conhecer a Africa
É torcer pela Africa em todos os eventos onde ela aparece
É sentir-me ofendido mesmo quando os insultos racistas não forem para mim
E acima de tudo não esconder-me atras de adjetivos como moreno ou mulato mas sim ter orgulho de ser chamado: NEGRO
Muito Axé !!!

Grande abraço Olúdàré

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Intolerância religiosa





"Tudo o que é bom e justo emana de um único Deus, que hoje pode ter muitos nomes e cultos. Mas, seus princípios foram antes cultuados por um único povo; primordial e resistente, criado à sua imagem e semelhança.
São esses factos que nos fazem ter tanta dificuldade em entender a intolerância, o preconceito e a violência praticados em nome de Deus (?), contra os religiosos do Candomblé ou de qualquer outra religião.
 A religiosidade Africana é a prática de uma doutrina baseada em valores de Paz, Justiça, Familia,  Amor fraterno e Sacralização da vida".

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hierarquia na casa de culto Jejê Nagô – Candomblé de Keto

                                                (na foto acima, eu e minha filha Titilayò)




1.      Iyá / Babá: significado das palavras iyá do yoruba significa mãe, bábà significa pai.
2.      Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
3.      Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do asé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
4.      Iyalaxé (mulher): Mãe do axé, a que distribui o axé e cuida dos objetos ritual.
5.      Iyakekerê (mulher): Mãe Pequena, segunda sacerdotisa do asé ou da comunidade. sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
6.      Babakekerê (homem): Pai pequeno, segundo sacerdote do asé ou da comunidade. sempre pronto a ajudar e ensinar a todos iniciados.
7.      Iyà Ojubonã: É a mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.
8.      Iyamorô: ou Babamorô responsável pelo Ipadê de Esú. Cargo da casa de Omolu.
9.      Iyaefun ou Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iyawô.
10.  Iyadagan e Osidagã: Auxiliam a Iyamorô.
11.  Iyabasê: (mulher): Responsável no preparo dos alimentos sagrados e chefe da cozinha onde é preparado as comidas-de-santo.
12.  Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
13.  Iyatebexé ou Babatebexé: Responsável pelas cantigas nas festas públicas de candomblé.
14.  Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
15.  Aiyabá: Bate o ejé nas obrigações.
16.  Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebó das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
17.  Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebó das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
18.  Balogun – respónsavel pela casa de Ògún, manter a casa em ordem.
19.  Olodé - respónsavel pela casa de Òdé, manter a casa em ordem.
20.  Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
21.  Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Asé.
22.  Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá/Babálorixá.
23.  Pejigan: O responsável pelos asé da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hierarquia.
24.  iniciados e Ogan. Não pode errar. (não entram em transe).
25.  Alagbê: Responsável pelos toques rituais, iniciados .Não pode errar, (não entram em transe). alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. (não entram em transe). Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Asé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens. No Candomblé Ketu, os atabaques são chamados de Ilú, e o chefe do corpo de Alabê se chama Onilu. Há também outros Ogan como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé, etc.
26.  Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
27.  Egbôn mi: são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
28.  Ajoiê ou ekedji: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedji. No Terreiro do Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedji" é nome de origem Djedje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.
29.  Iyawô: filho-de-santo (que já foi iniciado e entra em transe com o Orixá dono de sua cabeça), nem todo Iaô será um pai ou mãe de santo quando terminar a obrigação de sete anos. Ifá ou o jogo de búzios é que vai dizer se a pessoa tem cargo de abrir casa ou não. Caso não tenha que abrir casa o mesmo jogo poderá dizer se terá cargo na casa do pai ou mãe de santo além de ser um egbon mi.
30.  Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
31.  Sarepebê ou sarapebê é responsável pela comunicação do egbe (similar a relações públicas).

Afirmação e convicção



Eu acredito no Criador, o Dono de Hoje e o Dono de Ontem, o Dono de Todos os Dias por Vir.
Ele para quem todos o imortais prestam homenagem, e para quem eles existem para conhecer as leis Dele e suas ordens, Originador e Criador de todas as coisas descobertas e ainda a ser descobertas.
Eu acredito no Espírito do Destino, a Grande Testemunha da Criação, Segundo para o Criador, e Dono de Medicina que é mais Poderosa que Medicina. A Imensa Órbita que lutou o dia de Morte, o que Regenera a Mocidade e Criaturas de azar, Ele que é Perfeito na Casa da Sabedoria, o Todo Poderoso que Economiza. Eu acredito em Esu, eu acredito no Espírito Santo de Manifestação Que é o Mensageiro enviado pelo Criador. Eu acredito que o ESPIRITO da maioria Purativa e o Chefe do Corretivo procedem de Esu. Eu acredito em Akoda e Aseda, a Alma e Espírito do Conhecimento e Sabedoria como o começo dos Tempos. Eu acredito que pelos ensinamentos dos Mensageiros o Espírito de inspiração da maioria Purativa e Rei do Corretivo do destino mundial e acende e esparrama da mão dele para iluminar o modo de vida. Eu acredito que este poder dentro do poder existe dentro da sociedade de mulheres sábias. Eu acredito que está por propiciação e compensação que o mundo é feito. Eu acredito no segredo de Ijoriwo segredo de Agbaiye do Universo. Eu acredito nos ensinos do segredo de Iwere como o guia para regeneração e renovação. Eu acredito que a salvação existe na exaltação do caráter bom. Eu acredito que a Alma de Humanos não morre.
Eu acredito em regeneração e reencarnação. Eu acredito nos Princípios Santos de Curar. Eu acredito que as comidas de limpeza da crença são abundantes entre a família de Ile Ifé. Eu acredito na santidade dos princípios de matrimônio e que é honrado para os homens e mulheres sempre estarem em conduta sóbria. Aos pés do Criador eu bebo da Terra e faço Crença nesta fé.


Asè !